Cristãos na Rússia e Ucrânia sofrem perseguição: ‘Voltamos à União Soviética’

  • 15/08/2024
Cristãos na Rússia e Ucrânia sofrem perseguição: ‘Voltamos à União Soviética’
Cristãos na Rússia e Ucrânia sofrem perseguição: ‘Voltamos à União Soviética’ (Foto: Reprodução)

Em meio à guerra da Ucrânia e da Rússia, cristãos estão enfrentando perseguição por sua fé.

Segundo a Release International, uma organização que apoia os cristãos perseguidos no mundo, casos de perseguição contra ucranianos e russos têm aumentado devido às suas posições cristãs sobre o conflito.

"Líderes cristãos foram torturados, desaparecidos e assassinados por assumirem uma posição cristã, no que parece preocupantemente um retorno aos velhos tempos da perseguição cristã sob a União Soviética”, denunciou Paul Robinson, CEO da Release International.

Na Rússia, Eduard Charov, um pregador de raízes ortodoxas e pentecostais de 53 anos, está sendo julgado após postar a frase "Jesus Cristo teria ido matar na Ucrânia?" nas suas redes sociais.

Conforme a ONG Forum 18, a postagem foi feita em 2023 e Eduard pode ser condenado a uma pena de prisão de cinco a sete anos, ou uma multa de mais de 60 mil reais.

Eduard foi acusado de desacreditar o exército russo. Enquanto aguarda o fim do julgamento, o russo foi proibido de sair de seu distrito, e de usar o telefone e a internet.

Ele e sua esposa Inna administravam um abrigo para sem-tetos no país. Em entrevista ao jornal russo Takiye Dela, o pregador revelou: 

“Muito provavelmente, tudo terminará com uma pena de prisão para mim. Já tenho uma mala pronta em casa. Minha esposa cuidará do abrigo enquanto isso. E continuarei a ajudar as pessoas na prisão. Há pessoas necessitadas em todos os lugares”.

Ioann Kurmoyarov, líder de uma igreja local, de 56 anos, foi preso após criticar o apoio da Igreja Ortodoxa Russa à invasão na Ucrânia, em vídeos no YouTube. Ele foi proibido de publicar comentários na internet durante dois anos.

“Bem-aventurados os pacificadores, aqueles que desencadearam agressão não estarão no Céu”, afirmou Ioann, na época.

Em cidades ucranianas ocupadas pelo exército russo, a perseguição é mais extrema. Alguns líderes cristãos foram torturados, mortos e desapareceram.

No início deste mês, a Suprema Corte da Crimeia, região controlada pela Rússia, prendeu um líder cristão por acusações de suposta espionagem.

Em fevereiro, o corpo de um padre ortodoxo ucraniano foi encontrado nas ruas de Kalanchak. Stepan Podolchak, de 59 anos, foi torturado até a morte pelas forças russas.

Em novembro de 2023, o líder pentecostal Anatoly Prokopchuk e seu filho Aleksandr de 19 anos foram sequestrados e mortos em Kherson. Quatro dias depois, seus corpos foram encontrados mutilados em uma floresta.

Igreja na Ucrânia

De acordo com o Release International, a Igreja na Ucrânia sofreu uma longa perseguição durante a era soviética. Hoje, o cristianismo ortodoxo é a religião predominante no país, enquanto os protestantes representam menos de 5% da população.

Desde sua independência, a Ucrânia garante liberdade religiosa. Porém, a guerra atual vem afetando a liberdade dos cidadãos.

As regiões separatistas de Donetsk e Luhansk experimentaram uma diminuição da liberdade religiosa desde 2014. O Fórum 18 informou que as igrejas protestantes foram fechadas e tornadas ilegais nas duas regiões.

O último relatório da Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa Internacional registrou o aumento de casos de perseguição na Rússia e na Ucrânia.

"Nos territórios ocupados pela Rússia [da Ucrânia], as autoridades de fato proibiram grupos religiosos, invadiram casas de culto e líderes religiosos desapareceram”, afirmou.

"Na região de Zaporizhzhia, as autoridades russas proibiram a Igreja Greco-Católica Ucraniana e fecharam as igrejas Ortodoxa da Ucrânia, Católica Romana e Batista. No final do ano, o paradeiro de vários padres que as forças russas haviam detido permaneceu desconhecido”, acrescentou o relatório.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/cristaos-na-russia-e-ucrania-sofrem-perseguicao-voltamos-uniao-sovietica.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes