Cristão preso por compartilhar fé no Facebook declara greve de fome no Egito

  • 21/08/2024
Cristão preso por compartilhar fé no Facebook declara greve de fome no Egito
Cristão preso por compartilhar fé no Facebook declara greve de fome no Egito (Foto: Reprodução)

O cristão perseguido Abdulbaqi Saeed Abdo, de 54 anos, declarou greve de fome no início deste mês, por estar preso injustamente há mais de dois anos, no Egito.

Segundo a Alliance Defending Freedom International, uma organização que defende a liberdade religiosa e está representando Abdo, a declaração da greve de fome foi feita em uma carta do cristão à família.

Abdulbaqi fugiu de seu país natal, Iêmen, depois de deixar o islã e se converter ao cristianismo. Ele se mudou para o Egito e solicitou asilo ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

No Iêmen, deixar o islamismo é considerado ilegal. O país ocupa o 5º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2024, da Portas Abertas. Seguidores de Jesus como Adam são obrigados a viver clandestinamente, escondendo sua nova fé para não perderem suas vidas.

Em 2021, Abdu foi preso pelas autoridades do Egito por participar de um grupo no Facebook de ex-muçulmanos que se converteram a Jesus, onde conversava e respondia perguntas.

De acordo com a Anistia Internacional, o cristão iemita foi acusado falsamente de "ingressar em um grupo terrorista" e "difamação da religião islâmica".

Carta à família

Na carta à esposa e a à família, Abdu disse que decidiu começar a greve de fome como uma forma de protestar contra a perseguição que está sofrendo nos últimos anos.

"Comecei hoje, no dia 7 de agosto de 2024, uma greve parcial. E eu me recuso a receber tratamento da pessoa responsável pelos cuidados de saúde na prisão. E pedi a ele que dissesse à administração da prisão que estou fazendo isso”, escreveu ele.

E continuou: “Vou aumentar minha greve em etapas, até que eu complete a greve nas próximas semanas. E o motivo da minha greve [é] que eles me prenderam sem qualquer justificativa legal. Eles não me condenaram por qualquer violação da lei. E eles não me libertaram durante minha prisão preventiva, que terminou [oito] meses atrás”.

Abdu ainda relatou que sente saudade de sua esposa: "Oro a Deus para que Ele a proteja e a torne bem-sucedida em todas as suas situações de sua vida. E minha oração é que Deus nos una em breve”.

Presos por grupo no Facebook

O cristão Nour Girgis, também foi preso por participar do mesmo grupo do Facebook, chamado de "Al Abareen", que é traduzido como "Atravessar". 

Nour foi acusado de liderar o grupo, de blasfemar contra o Islã e de discutir sobre conversões religiosas na internet.

“A liberdade de religião e crença é um direito humano inalienável, digno da mais alta proteção", afirmou Samuel Brownback, ex-embaixador geral da Liberdade Religiosa Internacional, sobre o caso.

"O que aconteceu com esses dois homens no Egito é inaceitável e uma violação inegável de seu direito de adorar livremente. A hostilidade em relação à religião está se tornando um problema global, e os defensores da liberdade devem continuar a se manifestar contra essas injustiças que assolam as minorias religiosas, inclusive no Egito. Esses dois homens devem ser libertados e exonerados”, defendeu.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/cristao-preso-por-compartilhar-fe-no-facebook-declara-greve-de-fome-no-egito.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes